Na manhã da última terça feira(28/07/2015) foi realizado na sede da ACISA um debate acerca do tema “Enchentes no município”. Os debatedores foram o Sr. Ademir Gomes Gonçalves (Prefeito), Fernando Junges (biólogo do Grupo Ecológico) e o Sr. Leandro Gottschalk (representante da Defesa Civil e Bombeiros Voluntários), mediados pelo Sr. Álvaro Linck (Presidente da ACISA). O evento contou ainda com a participação de muitas pessoas da comunidade, como se percebe na fotografia. O tema é importantíssimo e requer, de fato, o envolvimento de todos nós.
Nas palavras do Biológo do GER, Fernando Junges, o debate “foi um espetáculo de participação popular e governança em Rolante, para discutir e deliberar sobre as enchentes que eventualmente prejudicam nosso município. [...]. No decorrer das discussões o GER ressaltou a importância da preservação das matas ciliares e das últimas áreas baixas do município, que apesar da legislação, continuam sendo destruídas.
Depois da introdução proferida pelos integrantes da mesa os representantes da comunidade trouxeram relatos e vivências do episódio, também cobranças e esclarecimentos sobre os encaminhamentos de obras e regularização da situação”.
No tocante à soluções práticas e imediatas que foram levantadas no debate, o Biológo lembra os seguidores do GER que: “A prefeitura está em vias de contratar empresas para recuperar as vias de asfalto prejudicadas. Também está sendo contratado um fiscal que trabalhará na supervisão das novas construções. Além disso, os bombeiros e defesa civil estarão ampliando sua rede meteorológica e de divulgação na web. For indagadas ainda diversas possíveis soluções como diques, barramentos, obras de saneamento, recuperação da mata ciliar, controle dos aterramentos, impedimento de licenciamento em área de risco e de inundação. Devido ao curto espaço de tempo houve pouca deliberação, todavia, ficaram indagações e metas direcionadas para conselhos municipais e principalmente para o Plano Diretor Participativo que ao longo dos próximos 10 meses será construí no município”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário